ESCLARECIMENTO DO SERVIÇO DE PROTECÇÃO CIVIL

» COMO DEVE PROCEDER CASO DETECTE A PRESENÇA DE NINHO(S) OU EXEMPLAR(S) DE VESPA ASIÁTICA (VESPA VELUTINA)?

Em caso de detecção de ninho de vespa velutina (asiática) deverá contactar o SERVIÇO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL ATRAVÉS DO TELEMÓVEL 926663490 para que sejam accionados os meios para a destruição da referida vespa.

Para debelar este problema, o Município das Caldas da Rainha recorre a uma empresa especializada na destruição desta espécie invasora e que utiliza a seguinte metodologia:
Após localização do ninho é injectado um atractivo alimentar (55ml) à base de frutos vermelhos com feromona para atrair o maior número de vespas ao ninho, sendo adicionado insecticida. São necessárias cerca de 48 horas para exterminar a totalidade da colónia.

» PORQUE NÃO SÃO RETIRADOS OS NINHOS DOS LOCAIS INTERVENCIONADOS?

O ninho fica no local para que outras vespas, vindas dos seus ninhos primários (em locais desconhecidos), venham a instalar-se, sendo de novo intervencionados da forma atrás descrita. Ou seja, os ninhos irão funcionar como armadilhas naturais com o intuito de se destruir o maior número de insectos invasores, pelo que não é de estranhar a permanência destes ninhos nos locais já sinalizados.

A vespa velutina, vulgo vespa asiática, é uma vespa de grandes dimensões (+ 2,5 cm). O corpo é castanho-escuro ou preto aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e um único segmento abdominal quase inteiramente amarelo-alaranjado e as patas amarelas.
Estas vespas podem fazer os seus ninhos de pequena dimensão em telheiros ou em buracos no chão. Os ninhos de grande dimensão localizam-se habitualmente em árvores com altura superior a 5 metros.
As vespas asiáticas são uma espécie invasora, alimentam-se de abelhas e outros insectos e constituem principalmente uma ameaça ambiental.