O Grupo West Preppers Portugal, leva a efeito este sábado, na Foz do Arelho, o 1° Encontro Nacional Prepper, que se assume este primeiro ano como um evento onde os interessados na temática, se poderão conhecer e trocar ideias.

-O que são Preppers?-

“Preppers é um termo em inglês relacionado com a sobrevivência, um Prepper é alguém que está em preparação constante para possíveis e eventuais desastres, sejam eles naturais ou não, nacionais ou até a nível mundial.
As atividades de um Prepper podem ser várias, desde juntar recursos básicos como comida e água em grande escala, até montar kits de primeiros socorros, passando por material de campismo, cobertores de emergência, e treinar fisicamente… estas são apenas algumas das muitas atividades de um Prepper, tudo depende do cenário e do plano de emergência.”

Apesar de ser essencialmente um convívio, a organização procurou oferecer um conteúdo relativamente abrangente e interessante.
Desta forma, e embora as apresentações tenham início por volta das 14h30, o encontro começa às 10h00, com a finalidade de proporcionar algum tempo para que os visitantes se conheçam, partilhem experiências, e discutam os assuntos que entenderem.
Na parte da tarde as palestras incluem os seguintes temas:

  • Plano Familiar de Emergência.
  • Primeiros
    Socorros em situações sem apoio médico imediato.
  • A necessidade dos Cursos Básicos de Sobrevivência.
  • Equipamentos Rádio, e o seu papel durante a falência das redes móveis.
  • Apresentação do Kit Faraday, equipamento individual de Sobrevivência a incêndios.
  • A Energia fotovoltaica e seu armazenamento, aplicado à realidade Prepper. Apresentação também, de um projecto inovador de apoio ao cidadão rádio-operador.
  • Equipamentos e ferramentas úteis em situações de catástrofe.

No final de cada ponto, poderão ser respondidas algumas dúvidas… e as restantes serão postas e debatidas no final das intervenções.