É muito importante realizar uma limpeza adequada e frequente na sua chaminé!

Além disso, é importante saber que as chaminés que funcionam a lenha e a carvão são as que mais acumulam fuligem e borralha e, portanto, estão mais propensas aos incêndios.

Por isso, é sempre aconselhável que estes tipos de chaminés passem por limpezas ainda mais frequentes, de preferência 1 vez ao ano. Caso o uso seja muito frequente, é possível realizar a limpeza das chaminés mais do que uma vez, visando sempre a sua segurança.

Já para as chaminés de cozinha o intervalo é de 2 em 2 anos. A limpeza periódica das chaminés também é importante para a retirada de ninhos de pássaros que podem causar a má exaustão.

UMA CHAMINÉ SEM LIMPEZA IMPEDE A SAÍDA DO MONÓXIDO DE CARBONO QUE PODE LEVAR À MORTE!

Usar a madeira adequada também é uma medida de segurança importante, sendo o mais indicado evitar o uso de madeira molhada, sendo o ideal usar madeiras temperadas e que estejam preparadas de acordo com esse uso.

Se for supreeendido com um Incêndio na sua chaminé o que fazer?

Se você já está a enfrentar um incêndio na sua chaminé, existem algumas medidas que podem ser tomadas a fim de garantir a sua segurança, como:

Ligar de imediato para os bombeiros;

Afastar da chaminé todos os materiais facilmente inflamáveis, como tapetes, cortinas e móveis de madeira;

Fechar todas as portas e janelas da divisão;

Usar areia ou terra para tentar conter o fogo.

Tenha por hábito usar uma rede de proteção (guarda-fogo) em frente a lareira de modo a evitar que a fuligem espirre para fora;

Verificar todas as divisões da casa que entram em contato com a chaminé e tentar notar se a temperatura das paredes está exagerada, nesse caso afaste de imediato as mobílias próximas da parede;

Avise toda a família e dê ordem para que evacuem rapidamente a habitação;

Se as suas roupas pegarem fogo não entre em pânico ou tente correr, atire-se de imediato para o chão e abafe as chamas rolando lentamente sobre si mesmo várias vezes. Se for possível, tente se envolver em um tapete.

No caso das salamandras e dos recuperadores, nunca apague o fogo com água pois isso poderá fissurar o ferro fundido;
No caso das chapas de aço, a água usada para apagar o fogo poderá criar pontos de ferrugem, causando um envelhecimento precoce desses materiais.

Como pode notar, manter a sua chaminé sempre limpa é muito importante para que consiga evitar problemas como os incêndios em chaminés. Por isso, se notar dificuldades na extração do fumo ou estiver há muito tempo sem realizar uma manutenção, contate a SP Limpa Chaminés pelo 913733664 imediatamente.